sábado, 21 de setembro de 2024

PROPÓSITO, MISSÃO E VALORES

Há uns anos atrás eu havia aprendido sobre esses conceitos tão essenciais da vida para mim:

PROPÓSITO, MISSÃO E VALORES. 

Engraçado e curioso pensar que aprendi essas palavras na escola e durante estudos, e nenhum pouco a ver com a igreja. 

Mas ainda sim, estabeleci dentro de mim, que meus valores pessoais e propósitos estariam todos, ou quase todos ligados e relacionados à Jesus, que para mim, é o cara mais fantástico e inesquecível da Terra. 

Mesmo assim, me perdi completamente de tudo isso. Engraçado que nunca os esqueci, tenho até hoje os cadernos com as palavras e frases de direcionamento escritas. E é incrível que após uns 11 anos, elas não mudaram, apenas se aperfeiçoaram! Sou grata aos meus professores, por trazerem essa experiencia tão marcante e inesquecível para mim.  

Se há algo que me mantém de pé certamente são as convicções que tenho nessas palavras. 

Estudando sobre uma construção importante, de algo que posterguei a adolescência inteira de me concentrar e me aperfeiçoar me deparei novamente com essa palavras e questões: 

"Quais são os seus valores, propósito e missões?" 

Para responder essas perguntas sempre me vi pronta "My name is prontah" 

Mas há algo dentro desse aspecto todo que foi difícil me concentrar nos últimos anos: "não é porque as circunstâncias da vida mudaram, exigências mudaram, que essas palavras precisam mudar ou se desfazer" 

A adolescência foi bastante dolorida para mim, ainda me vejo sendo curada, tratada e ensinada. E sou imensamente grata a Jesus por isso. Justamente, porque eu não via as palavras que havia definido anos antes, terem efeito ou sentido. Lembro de tentar me agarrar a elas, mas via e sentia a vida se esvaindo de mim. Era uma sensação medonha, o desejo de acertar e cometer erros eram gritantes. Mas que por dores e mentiras se tornou um grito abafado. Eu pedi socorro, sabia que precisava dele, mas não sabia a quem pedir. 

Sei que nessa loucura toda, posso ter machucado ou confundido pessoas, e como eu gostaria de ter me acabado sozinha com esse suco de dores... 

Talvez eu tivesse me saído melhor do que se tivesse ido pedir por socorro, ou uma simples ajuda. Talvez se alguém só tivesse me dito "você precisa de Jesus" as coisas não tivessem sido tão medonhas e dolorosas como foi. 

Eu sinto a dor, e vejo ela doer menos a cada dia. Mas quando fecho os meus olhos e simplesmente a sinto, me vem claramente as lembranças das maiores confusões em que me meti. 

Jesus nunca foi uma confusão pra mim, mas não conseguir descasar no que eu sabia sobre quem Ele é, talvez seja a dor pela qual eu anseie chorar todos os dias... 

Todos os dias anseio esquecer o passado, e focar no presente, para apenas me preparar para o futuro. Mas quando a dor vem, vejo ela me deixando assustada, com o quanto os erros do passado ainda doem. 

Hoje entendo a questão de estações, e faço questão de dizer a você pra nunca jamais duvidar de que estações na vida existem, mesmo que seja difícil de entender, apenas saiba que tudo passa. Mesmo que doa, e hoje tenho a convicção de que se ainda dói, é porque não chorei o suficiente. E olha, como eu quero chorar, sem medo dessa vez, pelas dores que eu sinto do passado. 

Hoje carregada de respostas ter noção do meu caminho dói bem menos. Mas ainda sim, dói. 

Pensando nessas dores intermináveis, meu propósito afinal é esse? Sentir dores dos aprendizados que a minha vida me trouxe? 

Mas quando olho para a lista que escrevi há tantos anos, que apenas se aperfeiçoa, e amadurece, sem grandes mudanças, entendo, que quando definimos um valor, um propósito, conhecemos nossa missão. E que quando tudo isso vai crescendo conosco e em nós, cada dor é necessária para ser arrancado da gente cada pedacinho que não pode estar para o crescimento de cada um deles acontecer. 

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

EU NÃO SEI ACEITAR NÃO

 A vida é muito complexa! 

E eu confesso, to amando cada segundo disso! 

Hoje em dia as coisas ficaram mais fáceis, e é absurdo isso. A vida é fácil pra mim! Obviamente sou imensamente grata aos meus pais por isso. E só quero crescer na vida, porque eles me facilitaram tudo. Reconheço isso. Reconheço tanto quanto as palavras de ódio que a imaturidade me faziam crer e proferir. Precisei mudar de ambiente, precisei rever a rota. Precisei muitas coisas... Mas que dá vontade de voltar lá trás e fazer tudo diferente! Isso me dá! Sou grata a Jesus. Ele fez tudo, realmente... Mas não consigo explicar, ou simplesmente entender o caminho até aqui. Estou num momento que as dores que eu sentia lá trás já nem fazem tanto sentido mais. E me sinto até doidinha vez ou outra. Quase como se minhas dores não tivessem sentido. Mas o fato é que cada uma delas forjou essa pessoa de hoje e eu infelizmente sou tão grata. Aprendi a respeitar a dor e a dificuldade assim... Se antes eu era uma reclamona sem fim, hoje eu reclamo de ser tão egoísta e mesquinha assim. Realmente sou medíocre. Medíocre por ser cega. Medíocre por não confiar. Medíocre por me preocupar quando as vezes nem precisa. A validez de tudo é conhecer meu coração. Conhecer que eu sou sensível. Conhecer que eu sou absurdamente criativa e inteligente. E me divertir com todos os percalços que eu mesma me meto tem se tornado motivo de riso. No final, tudo é apenas dolorido demais, porque eu sou de verdade demais. Nada é simples, ou inesquecível pra mim. grandes memórias são forjadas na validez das verdades. E mesmo que eu ainda não me veja aperfeiçoada em tudo quanto significa ser filha de Deus, ao menos to sabendo agradecer e descansar. Reconhecendo que sempre pude, e poderei viver assim. 

Deus me ama e me cuida bem, e mesmo que a vida na Terra signifique se preocupar com finanças, família, saúde, sonhos e mil e uma baboseiras que vamos inventando pelo caminho, no fim tudo o que queremos, é um pouco de paz, alegria, descanso, e felicidade. Desejar isso, não é ruim. Antes não deve ser o fim. O fim, no final de tudo vai se tornar aprender a ser grato, aprender a ser contente, aprender a valorizar cada instante. 

E é eu realmente não sei ouvir não. E isso tem lá seus malefícios. Mas nunca, jamais, pense ou ouse em dizer não para aquilo que Deus escolheu você para ser. Não tenha medo dos nãos que irão fazer você mudar a rota. Apenas siga convicta da verdade: Deus é bom. Deus cuida. Deus zela, Deus faz. 

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

O DEUS QUE ME FEZ

"eu amo o poder de ser eu" 
Crer no que Deus fez e faz através de nós é derrubar por terra as mentiras que nos defrontam. Não tenha medo de se desafiar em querer ser você e acreditar nas coisas que te tocam, impressionam e inspiram.