domingo, 23 de julho de 2023

 Engraçado hoje ser mais fácil olhar pra trás. 

Por vezes errei em me maltratar e dizer "tá vendo o que era pra ter sido feito. Você não fez isso por que, estava bem  na sua frente!" Sem considerar quem eu era no momento. Sem respeitar a minha maturidade, pequinês, e idade na época. É fácil hoje olhar pra trás e saber exatamente o que fazer. Porque a Gabi de lá de trás estava descobrindo tudo isso.  A Gabi de lá de trás era apenas um bebê desbravando o mundo, cometendo erros, sentindo mentiras na pele e se confundindo com um mundo caótico. Mas Ele é um pai tão bom, que me faz enxergar a sua bondade e o Seu amor, como eu jamais vi antes. 

As pequenas boas coisas que vivo hoje é apenas pelo amor e pela graça dEle. E eu amo muito por cada detalhe de seu cuidado. Até mesmo quando não estou vendo, entendendo ou até mesmo querendo saber de algo. Se hoje estou aqui vivendo e desfrutando do perfeito amor dele em corrigir meu coração. É apenas porque eu sei que o amo, e sei o quanto ele é bom. Mas principalmente, porque Ele me ama e confia em mim. 

As verdades do meu pai são infalíveis, tantas vezes me frustrei e me machuquei sem saber lidar com minhas emoções, assim mesmo ele fez questão de cuidar e me ensinar. Engraçado que mesmo calejada, cheia de dores, amedrontada, Ele ainda é bom e cuida de cada ferimento me explicando de novo e de novo por qual caminho eu preciso seguir para viver bem, e com Ele.  

Hoje é fácil olhar pra trás e saber que sou forte, mas ainda me estranhar com minha pequinês e meus medos absurdos e avassaladores, pois ele é bom e cuida de mim. 

segunda-feira, 17 de julho de 2023

Se permita errar

 Disseram a garotinha perfeita que uma virgula não faz falta 

Disseram a menina sem erros que um chão com riscos é natural

falaram a menina de frases perfeitas que o mundo é tão imperfeito quanto o tom dos loiros dela 

Falaram para a garotinha de medos implacáveis que errar as vezes é bom

Erraram a letra da música que fazia ela se sentir perfeita e ela descobriu um novo jeito de dançar 

contaram aquela menina que errava em perfeições que o perfeito é apenas ter ela pra conversar e sentar na br pra chorar sobre a vida

Disseram aquela menina de sonhos tão nítidos, que uma vida de perfeição é uma vida de compreensões e agradecimentos por cada tombo que as pedras no caminho as vezes nos deixa levar

contaram para ela que é perfeito como o sorriso torto dela se funde em duas nuances de amor e verdade. 

quinta-feira, 13 de julho de 2023

COMO ESTÁ SEU CORAÇÃO?

 COMO ESTÁ SEU CORAÇÃO??

Há muitas perguntas importantes para se fazer a alguém e até para si mesmo. Poucas delas tenho certeza eu, com meu raso conhecimento de mundo e psicologia, sejam capazes de responder amplamente sobre algo tão íntimo como o coração. Há muitas formas de se adquirir conhecimento, e até mesmo autoconhecimento. Vivemos nessa era de buscar por respostas complexas em perguntas simples ou genéricas. Mas nenhuma resposta pronta de tutores e coachings são capazes de responder por você, sobre como esta seu coração hoje. É uma resposta difícil até para si dar a si mesmo. Coração não é algo simples de ser acessado. É a área de maior abstração e imaginação que é mais real talvez, que a dor de cabeça que você pode sentir por passar horas na frente de um celular. 

Há uns dois anos, fiz o pedido em oração mais profundo e arriscado (ao meu ver hoje) que um cristão pode se fazer, mas também a mais sincera e corajosa delas. Eu estava frente a uma importante decisão: liderar pessoas e direcionar elas em um caminho, Cristo. Sempre levei muito a sério essa missão. Pessoas apesar de difíceis e complicadas são extremamente importantes, liderar elas mesmo que em pequeno espaço de tempo, ou pequeno grupo, é tão importante quanto. E dado as circunstâncias fiz o pedido mais sincero de todos: Se há coisas para concertar em meu coração, se há ainda feridas e problemas que você ainda não curou ou acessou para cura, por favor não me permitas prosseguir em cuidado e direção de pessoas. Não me permita falar sobre Você, se a minha verdade ainda não foi completa em ter você estruturando a parte mais importante em ser quem eu sou, meu coração. 

Não ironicamente talvez, depois dessa oração, muita coisa (aos meus olhos) começou a dar errado. Eu sinceramente, não estava entendendo nada na época. Olhava para as situações e pensava "Mas não era isso que eu deveria fazer? Onde eu deveria estar?" Mulher de pouca fé né? Ele estava ali me mostrando o quanto em meu coração a estrutura base não era Ele. Eu precisei conhecer a minha mais real mentira como um falho sem Deus, para entender, que meu coração não havia sido completamente estruturado nEle.

E é essa a nuance mais fantástica e absurda que eu tenho me chocado. Nasci e cresci na igreja, escutei a vida toda sobre evangelho e em todo meu período na igreja lembro muito bem de me esforçar para rasgar o meu coração, não deveria ter sido suficiente?? Perguntei isso pra Ele muitas e muitas vezes, e ainda sigo fazendo. O peso e a consequência de escolhas erradas ainda me ferem, ainda me trazem a  tona as mentiras vividas dentro do meu coração quebradiço. Mas Ele me deu a resposta mais louca de todas: "Como está seu coração?" 

Tenho uma líder que sempre diz "Deus é especialista em enigmas" e gosto de pensar que Ele é especialista no conceito minimalista. Ama dizer um universo de coisas em pequenas frases  e nos fazer caminhar sobre isso até achar o sentido completo. Algumas vezes nesse meu processo, tenho pedido pra Ele respostas para essas coisas, por que fui tão longe? Como não tive essa compreensão antes? E as respostas sempre me voltam a está: "Como está seu coração?". E nessa manhã Ele me disse o mesmo, "Como está seu coração?" 

É como um Eco no meio da estrada, que repete a mesma frase várias vezes na procura de alguém que se faça entender. "Como está seu coração? Onde Ele tem se encontrado? Como ele se sente?" 

Nosso coração é uma modelagem complexa e profunda. Como posso achar que o conheço tão bem, se só o acesso quando eu sinto? 

o Como está seu coração é uma pergunta aberta e ampla, mas muito ajustada e direcionada. Assim como as estações ditam o seguimento do dia, assim é seu coração ao direcionar uma escolha, uma reflexão, uma descoberta, uma vontade, um desejo. Ele é um guia. Um desconhecido guia, que faz o caminhar, mas que busca uma rota para se andar. 

Vejo o coração aqui como um desbravador ou a floresta amazônica que o meu eu desbravador precisa acessar e explorar. E é essa nuance que eu encontrei na bondade de Cristo. 

Ele é paciente e bom em procurar me fazer entendido. Sabe que minha confiança nele ultrapassa até mesmo a minha própria consciência de quem Ele é, mas que o meu conhecimento sobre o mais profundo do meu coração só é acessado, quando isso vem a tona. É triste pensar que eu só consigo entender a minha necessidade em Deus, quando eu descubro visualmente e de forma palpável o quão horrível é o que foi depositado em mim após a queda. Não to dizendo que Deus se achega em acusações, mas sim em cuidado me advertindo para qual caminho não seguir. 

Ai creio eu, que começa o teste de confiança. Confiamos nEle, mas e quando Ele nos adverte sobre o dia mal, ou a escolha ruim, que ainda nem visualizamos ser possível acontecer? É nessas horas que Ele mostra o nosso coração, e nos mostra como pensamos, sentimos e vemos o mundo sem Ele. Não é só uma questão de obediência, mas de intimidade. Você não procura ouvir a qualquer pessoa quando está passando por um problema. Não pede ao  dentista para operar seu coração. Por isso, por que não escuta o dono da sua vida quando Ele diz que se você virar a esquina você vai tropeçar no meio da rua por que seu sapato está desamarrado ?

Por que prefere dizer "mas eu jamais agiria assim, eu jamais quereria isso não há perigo em virar a esquerda, eu só conheço a direita mesmo", como podes ter tanta certeza de você, se para conhecer você ainda precisa que outros, como os médicos, lhe digam coisas ao seu respeito? 

E é esse o ápice de uma pergunta simples de "Como está seu coração?". Ela não espera uma resposta pronta, não espera um modelo de coração, nem muito menos um ser capaz de responder a essa pergunta. Porque o que Ele espera é a verdade do momento, é a verdade do que está acontecendo. Se a resposta é até mesmo um não sei aquele que pergunta ainda sabe dizer que está ali pra te ouvir, porque quando Ele pergunta, é porque a resposta já está pronta. 

Como está seu coração? É um convite, a simplesmente estar entregue e confiar naquele que já fez muito por nós e o faz todos os dias. Se hoje a resposta é de um coração quebrado, lembre -se de que aquele que permite a fratura quer reestruturar seu coração tendo Ele na base e na formação, dando força e sustento para o que dEle será feito.


Salmos 94: 18, 19 e 22

Salmos 95: 6 - 9 

Salmos 71: 1 - 6 






segunda-feira, 10 de julho de 2023

A PRAYER

 Engraçado. 

Sempre o tive perto de mim. Sempre ouvi sua voz. O meu melhor lugar é estar com Ele em meu quarto, chorando e contando todos os meus problemas. Engraçado eu acho o fato de que sempre existiu uma consciência mentirosa de que eu era a personagem secundária da minha história. 

Sempre existiu uma mentira que tentava bloquear meu acesso livre ao Pai. E hoje desfruto desse livre acesso. Procuro todos os dias ir mais fundo e além do que meus olhos podem ver e entender. Mas é engraçado ainda sim o quanto tive do que Ele fazia em mim. Mas hoje é a única coisa da qual me agarro fortemente. Me firmo nEle que é minha rocha e caminho buscando confiar naquilo que as vezes nem entendo ao certo, mas é presente e real. Eu não me vejo longe desse lugar. A questão maior pra mim é que longe de Jesus nao existe vida. Ele me refez tantas vezes... que eu só posso desfrutar do que temos hoje. Queria commpreender mais, Queria fluir mais nEle e confiar mais. 

quero apenas viver todas as coisas e buscar mais. Buscar sentido nEle e no que Ele faz. Buscar sentido na minha vida e ser pra Ele o que Ele desejas de mim. 

Minha oração tem sido uma só 

Faça todo o sentido que eu perdi de você. Faz todas as verdades que eu nao consegui viver antes. Faz em mim a sua verdade e me faça ser quem você quer que eu seja.