COMO ESTÁ SEU CORAÇÃO??
Há muitas perguntas importantes para se fazer a alguém e até para si mesmo. Poucas delas tenho certeza eu, com meu raso conhecimento de mundo e psicologia, sejam capazes de responder amplamente sobre algo tão íntimo como o coração. Há muitas formas de se adquirir conhecimento, e até mesmo autoconhecimento. Vivemos nessa era de buscar por respostas complexas em perguntas simples ou genéricas. Mas nenhuma resposta pronta de tutores e coachings são capazes de responder por você, sobre como esta seu coração hoje. É uma resposta difícil até para si dar a si mesmo. Coração não é algo simples de ser acessado. É a área de maior abstração e imaginação que é mais real talvez, que a dor de cabeça que você pode sentir por passar horas na frente de um celular.
Há uns dois anos, fiz o pedido em oração mais profundo e arriscado (ao meu ver hoje) que um cristão pode se fazer, mas também a mais sincera e corajosa delas. Eu estava frente a uma importante decisão: liderar pessoas e direcionar elas em um caminho, Cristo. Sempre levei muito a sério essa missão. Pessoas apesar de difíceis e complicadas são extremamente importantes, liderar elas mesmo que em pequeno espaço de tempo, ou pequeno grupo, é tão importante quanto. E dado as circunstâncias fiz o pedido mais sincero de todos: Se há coisas para concertar em meu coração, se há ainda feridas e problemas que você ainda não curou ou acessou para cura, por favor não me permitas prosseguir em cuidado e direção de pessoas. Não me permita falar sobre Você, se a minha verdade ainda não foi completa em ter você estruturando a parte mais importante em ser quem eu sou, meu coração.
Não ironicamente talvez, depois dessa oração, muita coisa (aos meus olhos) começou a dar errado. Eu sinceramente, não estava entendendo nada na época. Olhava para as situações e pensava "Mas não era isso que eu deveria fazer? Onde eu deveria estar?" Mulher de pouca fé né? Ele estava ali me mostrando o quanto em meu coração a estrutura base não era Ele. Eu precisei conhecer a minha mais real mentira como um falho sem Deus, para entender, que meu coração não havia sido completamente estruturado nEle.
E é essa a nuance mais fantástica e absurda que eu tenho me chocado. Nasci e cresci na igreja, escutei a vida toda sobre evangelho e em todo meu período na igreja lembro muito bem de me esforçar para rasgar o meu coração, não deveria ter sido suficiente?? Perguntei isso pra Ele muitas e muitas vezes, e ainda sigo fazendo. O peso e a consequência de escolhas erradas ainda me ferem, ainda me trazem a tona as mentiras vividas dentro do meu coração quebradiço. Mas Ele me deu a resposta mais louca de todas: "Como está seu coração?"
Tenho uma líder que sempre diz "Deus é especialista em enigmas" e gosto de pensar que Ele é especialista no conceito minimalista. Ama dizer um universo de coisas em pequenas frases e nos fazer caminhar sobre isso até achar o sentido completo. Algumas vezes nesse meu processo, tenho pedido pra Ele respostas para essas coisas, por que fui tão longe? Como não tive essa compreensão antes? E as respostas sempre me voltam a está: "Como está seu coração?". E nessa manhã Ele me disse o mesmo, "Como está seu coração?"
É como um Eco no meio da estrada, que repete a mesma frase várias vezes na procura de alguém que se faça entender. "Como está seu coração? Onde Ele tem se encontrado? Como ele se sente?"
Nosso coração é uma modelagem complexa e profunda. Como posso achar que o conheço tão bem, se só o acesso quando eu sinto?
o Como está seu coração é uma pergunta aberta e ampla, mas muito ajustada e direcionada. Assim como as estações ditam o seguimento do dia, assim é seu coração ao direcionar uma escolha, uma reflexão, uma descoberta, uma vontade, um desejo. Ele é um guia. Um desconhecido guia, que faz o caminhar, mas que busca uma rota para se andar.
Vejo o coração aqui como um desbravador ou a floresta amazônica que o meu eu desbravador precisa acessar e explorar. E é essa nuance que eu encontrei na bondade de Cristo.
Ele é paciente e bom em procurar me fazer entendido. Sabe que minha confiança nele ultrapassa até mesmo a minha própria consciência de quem Ele é, mas que o meu conhecimento sobre o mais profundo do meu coração só é acessado, quando isso vem a tona. É triste pensar que eu só consigo entender a minha necessidade em Deus, quando eu descubro visualmente e de forma palpável o quão horrível é o que foi depositado em mim após a queda. Não to dizendo que Deus se achega em acusações, mas sim em cuidado me advertindo para qual caminho não seguir.
Ai creio eu, que começa o teste de confiança. Confiamos nEle, mas e quando Ele nos adverte sobre o dia mal, ou a escolha ruim, que ainda nem visualizamos ser possível acontecer? É nessas horas que Ele mostra o nosso coração, e nos mostra como pensamos, sentimos e vemos o mundo sem Ele. Não é só uma questão de obediência, mas de intimidade. Você não procura ouvir a qualquer pessoa quando está passando por um problema. Não pede ao dentista para operar seu coração. Por isso, por que não escuta o dono da sua vida quando Ele diz que se você virar a esquina você vai tropeçar no meio da rua por que seu sapato está desamarrado ?
Por que prefere dizer "mas eu jamais agiria assim, eu jamais quereria isso não há perigo em virar a esquerda, eu só conheço a direita mesmo", como podes ter tanta certeza de você, se para conhecer você ainda precisa que outros, como os médicos, lhe digam coisas ao seu respeito?
E é esse o ápice de uma pergunta simples de "Como está seu coração?". Ela não espera uma resposta pronta, não espera um modelo de coração, nem muito menos um ser capaz de responder a essa pergunta. Porque o que Ele espera é a verdade do momento, é a verdade do que está acontecendo. Se a resposta é até mesmo um não sei aquele que pergunta ainda sabe dizer que está ali pra te ouvir, porque quando Ele pergunta, é porque a resposta já está pronta.
Como está seu coração? É um convite, a simplesmente estar entregue e confiar naquele que já fez muito por nós e o faz todos os dias. Se hoje a resposta é de um coração quebrado, lembre -se de que aquele que permite a fratura quer reestruturar seu coração tendo Ele na base e na formação, dando força e sustento para o que dEle será feito.
Salmos 94: 18, 19 e 22
Salmos 95: 6 - 9
Salmos 71: 1 - 6
Nenhum comentário:
Postar um comentário